"Visões" de Orionte

Concluímos que existem variadas leituras para cada jogada, várias maneiras de jogar, ninguém joga da mesma maneira que outro. Mas existem realmente boas e más jogadas.


O jogador Tijoão (alguém que respeito e de quem gosto, tanto na mesa de jogo como na minha esfera particular) ensinou-me tudo aquilo que sei sobre este jogo que tanto gostamos, e esse mérito ninguém lho tira. Agora, ao longo do tempo, afasto-me cada vez mais das suas leituras, ou se preferirem, penso cada vez mais com a minha cabeça. Goste-se ou não, tenho a minha forma de jogar. E não são poucas as vezes que reconheço que faço "borrada" completa na mesa. Mas estou a aprender sempre que jogo, de cabeça aberta para, ainda que não queira ser profissional, me tornar um jogador cada vez melhor.

Mas o jogador Tijoão, insiste em justificar, cada vez que é eliminado nos torneios, as suas leituras e o que o levou a jogar daquela forma. Isto de facto é um bom princípio e podemos aprender muito com isso. Só que existe uma diferença entre uma boa leitura e uma melhor do que a nossa e isso, quanto a mim, é o que distingue uma boa de uma má jogada. Penso que é eliminado no nosso último torneio porque alguém leu melhor do que ele. Diga-se o que dizer, o opositor não acreditou no movimento dele, ou seja, leu o jogada do Tijoão, e leu bem! Tijoão fora!

Infelizmente, Tijoão dá a sensação que já chegou ao pico do conhecimento neste jogo e que ninguém tem nada para lhe ensinar. É só isso que lamento, que no dia seguinte ao falar sobre a jogada que o eliminou ele se vire para mim (já que eu estava a questioná-lo sobre o porquê da sua decisão) e diga no tom que vocês também conhecem :"Esquece, tu não percebes!". E não percebo mesmo.


Sei que ainda vou aprender muito com o Tijoão, que ele é o melhor jogador dos nossos torneios. Sei disso, juro. Mas talvez ele tenha algo a aprender connosco. Reconhecer que todos nós podemos aprender uns com os outros, saber ouvir, tentar perceber os outros e os seus raciocínios talvez os nossos horizontes se alarguem.


Espero ler comentários vossos sobre este tema. Percebam que estamos a falar do jogador e não do nosso amigo que tanto gostamos e que temos a certeza que (aí sim!!) ele não faz bluff, ele é 5 estrelas! Acreditem que ele tem inteligência de separar as águas. Espero que vocês também a tenham!!



Abraço do Orionte.

1 Comenta !:

TiJoao disse...

Com os nativos de Carneiro e os que o têm com ascendente, a primeira impressão é a de uma pessoa egocêntrica e de um signo independente, assertivo e impulsivo. Os Carneiros não perdem tempo e quando tomam uma decisão, agem sobre ela de forma habitualmente rápida.


São energéticos e excelentes lideres mas nem sempre o melhor «seguidor». São óptimos a iniciar as coisas mas deixam-nas frequentemente para um dos signos fixos acabar. Altamente competitivos, gostam de se colocar à prova constantemente.


Apesar de governados por Marte e bastante temperamentais, a fúria é passageira e são em regra acolhedores e inspiradores. Apresentam qualidades como a coragem e lealdade mas também a impaciência e têm um forte sentido de individualidade.


Atraem e realçam estas qualidades também nos outros e o dia de um nativo de Carneiro começa normalmente com um entusiástico estrondo. Aparentam uma certa ingenuidade, por confiarem e acreditarem que os outros são tão directos e honestos como eles.


Tá tudo dito...